Xadrez, psicologia e aprendizagem: Os desafios do ensino
Desafio para inúmeros profissionais da área de educação, o comportamento exige aprendizado, atenção, foco e planejamento. E possui muito mais proximidade com o Xadrez do que você imagina.
Tiago de Almeida - Professor IPX
Não há muito consenso entre os profissionais e pesquisadores sobre o que vem a ser a chamada aprendizagem. No entanto, poderíamos definir genericamente aprender como relacionar-se de novas formas com o mundo que nos cerca e com nós mesmos. Definido desta maneira, talvez consigamos expressar, de uma forma relativamente adequada, a importância da aprendizagem na compreensão do indivíduo em interação com seu ambiente.
De fato, é legítimo afirmar que os indivíduos aprendem a andar, falar, ler, escrever, nomear, pensar, sentir e produzir emoções, a ter persistência ou frustrar-se com facilidade, a relacionar-se com as pessoas, a serem tímidos ou extrovertidos, preguiçosos ou trabalhadores, entre uma infinidade de outras coisas.
Desde o início de sua existência, o ser humano sempre se vê envolvido no complexo processo de aquisição de regras de comportamento. Este processo tanto pode ser fruto de sua aprendizagem familiar, como resultado de suas experiências e vivências. Fato é que estamos em constante construção.
Nascemos sempre com alguma preparação para nos relacionarmos com o mundo à nossa volta, mas é ao longo de nossa vida que aprendemos a ser quem somos. Aprendemos tanto comportamentos "adequados" (socialmente aceitos) como "inadequados" (socialmente rejeitados); aprendemos comportamentos que facilitam nossa interação com o mundo, bem como comportamentos que dificultam esta interação.
Nesse sentido, torna-se crucial entender como os indivíduos aprendem e, sobretudo, dominar técnicas efetivas de intervenção que possam alterar esse processo chamado aprendizagem, não só conscientizando a pessoa de suas habilidades e fragilidades, mas ajudando os indivíduos a aprender - ou re-aprender - a lidar de forma mais adequada com o mundo que os cerca e consigo mesmos.
A intervenção efetiva nos aspectos relacionados com a aprendizagem promove verdadeiras mudanças no comportamento. E a prática do Xadrez pode ter um papel determinante na criação destas condições



Comentários
Postar um comentário