XADREZ E MEDICINA

Xadrez londrinense inicia treinamentos para 2018
Atual campeão londrinense da modalidade de Xadrez Blitz, Denis Massatsugu Ueda tem 29 anos, mora há três anos em Londrina e atualmente faz residência médica na especialidade de otorrinolaringologia no Hospital Universitário. Paralelo à corrida rotina de médico residente e da constante atualização dos estudos, Denis já iniciou seus treinamentos para 2018: é um dos atletas que estão sendo treinados pelo técnico Tiago de Almeida, do Instituto Palhano de Xadrez, para representar Londrina nos Jogos Abertos 2018. 

Quando você começou a praticar Xadrez?

Comecei há 19 anos. O primeiro contato foi na escola, em uma atividade da Educação Física que tinha no contraturno. Me interessei porque eu tomei um Xeque Mate muito rápido de um amigo meu - que mais tarde fui descobrir que era um Mate Pastor - gostei, me interessei e comecei a frequentar. Após o fim da faculdade voltei a treinar e até então tenho disputado vários torneios.

E como vão os treinamentos para 2018?

Começaram dia 14 de janeiro. No momento, a rotina de treinamento está focada na identificação das dificuldades e melhorias que o nosso treinador está identificando. Vamos com isso elaborar um Plano de Estudo, sempre visando meu melhor desenvolvimento. Como sempre, é um treinamento bem aprofundado, batendo sempre nos conceitos básicos - que faz toda a diferença a gente revisar, estudar, aplicar - desde os mais básicos até os mais avançados. Estou gostando bastante e espero que isso contribua para meu melhor desempenho e o desempenho da nossa equipe este ano. 

Xadrez é um esporte que exige empenho, dedicação e força de vontade de seus praticantes. Fora os treinamentos com o técnico, você pratica alguma outra rotina paralela de estudo?

Costumo ver pela Internet as partidas que os grandes jogadores internacionais jogam durante os torneios que acontecem pelo mundo.

Algum diferencial que você destaca do método de treinamento que o IPX realiza?
Já temos um Plano de Treinamento à longo prazo, o que é muito importante para a nossa equipe. Procuramos sempre identificar quais as falhas de cada jogador, buscando fazer tanto um treinamento geral quanto individual. É muito difícil aqui no Brasil encontrar treinamentos e metodologias mais específicas, mais aprofundadas - não só isso, mas também um local específico para a prática do Xadrez, e o Instituto Palhano de Xadrez está proporcionando isso para Londrina, o que é bem difícil de se encontrar Brasil afora.

Que tipo de benefício o Xadrez trouxe para você?
Acredito que principalmente na concentração. Isso me ajudou muito em provas de concursos, que exige muito da pessoa naquele dia e naquela hora específica. A gente sabe que muitas vezes as provas acabam sendo injustas, já que mede o conhecimento só naquela hora e muitos fatores podem influenciar no resultado. Graças a Deus, o Xadrez me proporcionou um grande treinamento mental para fazer essas provas da melhor maneira possível e contribuiu para que eu passasse nos concursos e chegasse aonde eu cheguei. Outro benefício muito bom que é trabalhado com o Xadrez é o equilíbrio emocional. O Xadrez trabalha muito bem isso, principalmente para o jogador que participa de torneios, já que ele está sempre sob pressão e mesmo assim tem que desenvolver a parte intelectual para ter uma boa partida.


Comentários

Postagens mais visitadas