Quando o Xadrez influencia a mente

Repleto de situações que exigem solução de conflitos, treinar o Xadrez exige planejamento, dedicação e paixão: e traz inúmeros benefícios pessoais para seu praticante
Tiago de Almeida - Professor IPX
Em Psicologia, o conceito de Imprinting refere-se a um aprendizado sensitivo que ocorre durante certos estágios de nossa vida. Primeiramente o conceito foi usado para descrever situações em que as pessoas aprendem as características e os efeitos de certos estímulos, dizendo-se que foi "implantado" na mente do indivíduo.
A forma mais conhecida de Imprinting é o 'Imprinting Mental', no qual um animal adquire várias de suas características comportamentais a partir da convivência com algum parente. O Imprinting foi primeiramente reportado pelo biólogo Douglas Spalding, ao estudar o comportamento de certos animais que convivem em bando.
Este conceito guarda uma relação muito próxima com a pesquisa de Lazslò Polgar sobre a Psicologia da Aprendizagem. Polgar, psicólogo por formação, elaborou a tese de que o Giro Fusiforme - área cerebral localizada nos Lobos Temporais, responsável pela memória que temos dos rostos das pessoas - caso condicionado a reconhecer padrões de posicionamentos de peças, poderia possibilitar a criação de um atleta genial, haja visto que, segundo sua pesquisa, a genialidade não é um dom inato que você nasce, mas uma vocação que pode ser despertada e estimulada através de trabalho e da criação de circunstâncias de sucesso.
O resultado de sua pesquisa - que resgatou na história da humanidade casos célebres de pessoas consideradas geniais, como o compositor Mozart - reflete-se na grande obra que construiu com maestria, a partir de um treinamento dedicado e apaixonado de sua filha. Laszlo é pai de Susan Polgar, a primeira Mestre de Xadrez feminina da história: título que conquistou em uma época marcada por intenso machismo e profunda predominância masculina neste esporte.

A partir de Planejamento, da elaboração de um Plano de Ensino que leve em consideração as características comportamentais e emocionais do aluno; a partir do estudo e da dedicação, é perfeitamente possível usar os benefícios do Xadrez para o desenvolvimento pessoal. Mais interessante ainda é que além de ser extremamente lúdico e versátil, o Xadrez não possui restrição de idade: qualquer um que tenha disposição, pode se utilizar deste esporte como ferramenta auxiliar para resolução de situações em que envolva raciocínio e solução de conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas